Defesa Civil – Segunda Reunião com os Núcleos Comunitários de Proteção e Defesa Civil NUPDEC

Aconteceu nesta terça feira dia 02 de maio a segunda reunião de 2023 com os Núcleos Comunitários de Proteção e Defesa Civil NUPDEC. A primeira Reunião que aconteceu em março, juntamente com o COMPDEC – Cooordenadoria Municipal de Proteção e Defesa Civil de Laurentino onde na ocasião foi feito um resgate dos eventos ocorridos no município, e as ações realizadas pela Coordenadoria ao longo do tempo na estruturação da COMPDEC.

Nesta segunda reunião especificamente com os voluntários dos 6 Núcleos comunitários, foi realizado primeiramente a atualização de alguns membros e realinhamento de cada representante dos núcleos, nos seguimentos de Coordenação Geral, de Saúde, de Assistência Social, de Transportes, de Embarcações e Secretário. Em seguida, os membros do COMPDEC de cada um desses segmentos, organizaram grupos de trabalho com os representantes dos Núcleos e fizeram a revisão do PLANCON NUPDEC que sua primeira edição foi feita em 2016.

Com esta revisão, as ações poderão ser melhor direcionadas, com o levantamento de equipamentos e ferramentas existentes, necessidade de aquisições de novos equipamentos e aprimorar cada vez mais a comunicação entre os NUPDECS e a Coordenadoria Municipal.

Curiosidade: O que é NUPDEC? Núcleo comunitário de Proteção e Defesa Civil, formado por um grupo comunitário organizado em um distrito, bairro ou rua, que participa das atividades da defesa civil como voluntários. A instalação do NUPDEC é prioritária em áreas de risco que ficam isoladas, e tem por objetivo organizar e preparar a comunidade local a dar a pronta resposta aos desastres. Laurentino possui de forma organizada juntamente com COMPDEC 6 Núcleos comunitários localizados em 6 áreas de maior risco para inundação, denominados: NUPDEC AMUADO 1, NUPDEC AMUADO 2, NUPDEC FRUTEIRA, NUPDEC CAÇADOR, NUPDEC MARGEM ESQUERDA e NUPDEC PRIMAVERAS.

“Para responder de forma efetiva aos desastres naturais emergencialmente, se faz necessário o trabalho continuado de prevenção e preparação para o desastre. Ações contínuas e envolvendo a comunidade principalmente das áreas de maior risco, tornarão a resposta diante do desastre muito mais eficiente. #DefesaCivilSomosTodosNós. “