Gemellaggio com Comuna de Lona

  Em inicio do mês de fevereiro de 2009, visitando a nossa cidade o casal Renzo e Milena Avi da cidade de Lona Lases, Província Autônoma de Trento, informaram do desejo do Sindaco (Prefeito) daquela Cidade em firmar um “Gemellaggio” (Cidades-Irmãs). Encaminhamos uma correspondência informando também do nosso desejo de aderirmos à proposta.

              Comuna de Lona Lases, aprovou o projeto de Gemellaggio com Laurentino conforme faz prova os documentos enviado e traduzidos para o português por professor especializado.

              O intercâmbio entre duas comunidades de países diferentes é um fato extremamente valioso para ambas as partes. A instituição desta união oficial conhecida por “Cidades-irmãs”, “Gemellaggio” quando se dá com a Itália, desencadeia um processo crescente de relações, que começa pelo social, passando aos poucos para o cultural e inclusive para o econômico, engrandecendo os municípios envolvidos, inclusive tirando-os do anonimato no exterior.  Porque Laurentino é um município onde predominam descendentes de italianos, nada mais justo que promover o gemellaggio com um Município da Itália.

               Lona Lases está no centro de uma região do Trentino donde partiram milhares de imigrantes rumo ao Brasil, ao Vale do Itajaí, hoje com muitíssimos descendentes aqui em nosso município.  O Trentino se destaca na Itália pela beleza, pelo desenvolvimento e pela cultura. Foi em Trento que se realizou, fazem já quase 500 anos, o famoso Concílio de Trento, que mudou a história da cristandade, revigorando e expandindo imensamente o catolicismo. Alí pertinho de Trento está Lona Lases, disposta a firmar conosco esta união de comunidades. Seu Prefeito, Marco Casagranda, já veio em comitiva conhecer Laurentino após assinatura do gemellaggio.

               Para conhecer mais sobre essa maravilhosa Cidade da Itália acesso o site oficial de Lona Lases: http://www.comune.lonalases.tn.it/