Economia

ECONOMIA

  No limiar da colonização a economia era voltada a própria sobrevivência. Nas diversas comunidades se aproveitando das diversas quedas de água, começaram a surgir os engenhos de cana de açúcar e de farinha de mandioca.

         

           A primeira atividade econômica rentável aconteceu com a exploração da madeira, a nossa mata atlântica era rica em madeira de qualidade, foram instaladas inúmeras serrarias que absorveram muita mão de obra.

         

          A primeira atividade  agrícola visando a comercialização da produção foi o plantio do fumo em folha. Pelos idos dos anos de 1940 se iniciou o ciclo do fumo em corda.  Por inúmeros anos Laurentino foi o maior produtor catarinense desta cultura, produzindo mais de 1.000 toneladas ano.

          

          Outro potencial é a produção de mudas frutíferas e ornamentais, possuímos mais de 40 caminhoneiros que diariamente abastecem a serra catarinse, o médio vale do itajaí e o litoral. Laurentino foi pioneiro na região com a arte da enxertia, a família Nasato iniciou com esta atividade.

 

          Destaca-se a criação do gado jersey para a produção de leite.  A comercialização de terneiras e novilhas para todo o Brasil, tem um significado expressivo economicamente para o município. A nossa vocação com o rebanho leiteiro originou no ano de 1990 a Festa Estadual do Queijo.

Fonte: Valdemiro Avi (Mirote)