Industria e Comércio

COMÉRCIO

O comércio tem um significado importante na economia do município. São inúmeras empresas atuando nos mais diversificados ramos, São expressivas as atividades de: supermercados, lojas de materiais de construção, roupas, calçados, produtos agrícolas, postos de combustíveis.

          Os verdureiros como são chamados, através da atividade comercial de hortifrutigranjeiros trazem divisas para o município, garantindo uma circulação diária de dinheiro que aquece o nosso mercado. Da mesma forma acontece com as inúmeras floras existentes no município que adquirem as mudas de nossos produtores e revendem para inúmeros Estados do Brasil.

 

INDÚSTRIA

As nossas primeiras indústrias foram as serrarias, os engenhos de cana e farinha de mandioca. Na década de 40 surgiram as fecularias Cassava e Renaux, industrializado mandioca consequentemente incentivando o plantio.No ano de 1966 surgiu a Indústria e Comercio Oliveira, atuando no ramo de sabão, doces, balas de banana, conservas, temperos, industrialização de fumo e derivados do leite. Laurentino possui 5 indústria de queijos, comercializando o produto em todo o sul e sudeste.          

         Grande impulso aconteceu com a industrialização do fumo em corda, o desfiamento e empacotamento agregou valor ao produto, gerando inúmeros empregos e muita renda.Outras indústrias no ramo da conserva foram surgindo, oportunizando ao agricultor vender sua produção no município. O frigorífico Pamplona para atender o fornecimento de alimentação para seus integrados de suínos instalou uma indústria de ração.

          Nos dias atuais o ramo da confecção merece destaque, são inúmeras empresas que atuam com malha e lã, produzindo diretamente para grandes marcas nacionais e exportando.

 

 

 

 

Fonte: Valdemiro Avi (Mirote)