Agricultura – Distribuição de calcário
Agricultura – Distribuição de calcário
A Secretaria de Agricultura de Laurentino está focada na distribuição de calcário aos Agricultores, cujo produto é fornecido pelo Governo do Estado.
São beneficiados produtores rurais que utilizam da propriedade e atividade agrícola para sobrevivência, isto é, que tem como renda maior a produção agrícola, através de atividade familiar.
Em torno de 230 famílias do município possuem registro no CAF – Cadastro da Agricultura Familiar, identificado anteriormente como DAP – Declaração de Aptidão ao Pronaf. O CAF é um Programa do Ministério da Agricultura e segue os mesmos requisitos da denominação anterior. A inscrição no CAF é requisito básico para obtenção do acesso às diversas políticas públicas direcionadas ao desenvolvimento e fortalecimento da agricultura familiar.
Além de preencher os pré-requisitos do CAF, para ter direito a até 30 toneladas de calcário, os agricultores devem apresentar análise do solo que identifique a necessidade da aplicação do produto, a qual pode ser realizada através do escritório local da Epagri, junto à Secretaria da Agricultura, ou através de laboratório particular.
O transporte do calcário para as propriedades é realizado através de empresa contratado por licitação, no valor de R$ 650,00/carga, das quais o município paga R$ 170,00 para às famílias aptas através do CAF.
A análise dos documentos e liberação do calcário é realizado pela Agrônoma da Epagri, Daniélle Girardi Heck.