Saúde – 7ª Conferência Municipal de Saúde debate sobre e SUS

7ª Conferência Municipal de Saúde debate sobre e SUS com o Tema: Garantir direitos e defender o SUS, a vida e a democracia

Na sexta-feira, dia 10, vários munícipes interessados prestigiaram a 7ª Conferência Municipal de Saúde de Laurentino, com o tema “SUS”.
Foram definidas as prioridades para as três esferas de governo:
Municipal: Aumentar o valor investido na compra de medicamentos para a farmácia básica;
Estadual: Dar celeridade na marcação de consultas especializadas – SISREG;
Federal: Pagar o piso de enfermagem.
Eixo: I – O Brasil que temos. O Brasil que queremos
Pleitear perante ao Estado a regionalização do Hemocentro, tendo em vista a dificuldade de acesso da população para a doação de sangue ou cadastramento para doação de medula óssea.
Eixo: II – O papel do controle social e dos movimentos sociais para salvar vidas
Criar estratégias para divulgação nas mídias para maior participação social nos conselhos municipais.
Eixo: III – Garantir direitos e defender o SUS, a vida e a democracia
Criar o piso salarial dos profissionais de enfermagem, como também o plano de cargos e salários para os demais profissionais da saúde.
Eixo: IV – Amanhã vai ser outro dia para todas as pessoas
Reestruturação da Tabela SUS, visto a dificuldade de obter profissionais para atender a demanda pelo valor SUS.

Na oportunidade foram definidos os “Delegados” que representarão o município de Laurentino na Conferência Estadual que será realizada nos dias 25 e 26 de abril, em Blumenau:
Cleido Schmidt – Gestora do Fundo Municipal de Saúde;
Darci Bonatto – Presidente do Conselho Municipal de Saúde;
Sara Gonçalves – Servidora da Secretaria Municipal de Saúde;
Delminda Costa Fronza: Enfermeira aposentada.