Lei Ordinária 1188/2012

Tipo: Lei Ordinária
Ano: 2012
Data da Publicação: 13/12/2012

EMENTA

  • “Estima a Receita e fixa a Despesa do Município de Laurentino para o Exercício Financeiro de 2013.”

Integra da norma

Integra da Norma

LEI N° 1188/2012.

 

 

“Estima a Receita e fixa a Despesa do Município de Laurentino para o Exercício Financeiro de 2013.”

 

 

VALDEMIRO AVI, Prefeito do Município de Laurentino/SC, faço saber que a Câmara Municipal decreta e eu sanciono a seguinte,

 

LEI DO ORÇAMENTO DO MUNICÍPIO

 

Art. 1° – O Orçamento Geral do Município de Laurentino para o exercício de 2012 estima a Receita e fixa a Despesa em R$ 14.193.690,00 (quatorze milhões cento e noventa e três mil seiscentos e noventa reais).

 

 

DOS ORÇAMENTOS DAS UNIDADES GESTORAS PREFEITURA E CÂMARA MUNICIPAL

 

 

Art. 2° – O Orçamento da Prefeitura para o exercício de 2013 estima a Receita em R$ 14.193.690,00 (quatorze milhões cento e noventa e três mil seiscentos e noventa reais) e fixa a Despesa para a Câmara Municipal em R$ 699.000,00 (Seiscentos e noventa e nove mil reais); em R$ 10.198.060,40 (dez milhões cento e noventa e oito mil sessenta reais e quarenta centavos) a Despesa da Prefeitura; em R$ 2.874.629,60 (dois milhões oitocentos e setenta e quatro mil seiscentos e vinte e nove reais e setenta centavos) as despesas do Fundo Municipal de Saúde, e em R$ 422.000,00 (quatrocentos e vinte e dois mil reais) as despesas do Fundo Municipal de Assistência Social.

 

§ 1°- A Receita da Prefeitura será realizada mediante a arrecadação de tributos, rendas e outras Receitas Correntes e de Capital, na forma da legislação em vigor, discriminada nos quadros anexos, com o seguinte desdobramento.

 

1. RECEITAS CORRENTES                                R$                13.693.690,00

1.1  Receita Tributária                                            R$                   1.497.000,00

1.2  Receita de Contribuições                             R$                          307.820,00

1.3 Receita Patrimonial                                          R$                        37.000,00 

1.4 Receita de Serviços                                         R$                       32.000,00

1.5 Transferências Correntes                                 R$                13.951.000,00

1.6 Outras Receitas Correntes                               R$                      183.310,00

    (-) Dedução da Receita Corrente                    R$                   2.314.440,00 (-)

 

 

2. RECEITAS DE CAPITAL                                 R$                      500.000,00

2.2 Transferências de Capital                                R$                     500.000,00

T O T A L                                                         R$               14.193.690,00

 

§ 2° – A Despesa da Prefeitura será realizada, obedecendo a classificação institucional, funcional-programática e natureza, distribuídas da seguinte maneira:

 

I – CLASSIFICAÇÃO INSTITUCIONAL

01 – CAMARA DE VEREADORES                         R$                  699.000,00

02 – GABINETE DO PREFEITO                              R$                  415.000,00

03 – SECR. MUN. DE FINANÇAS              R$               1.165.413,60

04 – SECR. MUN. DE ADMINISTRAÇÃO             R$                  605.000,00

05 – SECR. MUN. DE EDUCAÇÃO                      R$                3.560.826,80

06 – SECR. MUN. TRANSP.,OBR.E SERV.URB.           R$               3.216.820,00

07 – SECR. MUN. AGRIC. IND.COM. E TUR.      R$                  855.000,00

10 – FUNDO MUN. DE SAÚDE                              R$               2.874.629,60

11 – FUNDO MUN. DA ASSIST. SOCIAL              R$                   422.000,00

12 – FUNDO MUN. DIR. CRIANÇA E ADOL.       R$                  165.000,00

14 – SECRETARIA MUN. DE HABITAÇÃO          R$                    90.000,00

15 – FUNDO MUNICIPAL DA CULTURA              R$                    70.000,00

16 – FUNDO MUNICIPAL DE DEFESA CIVIL     R$                    30.000,00

99 – RESERVA DE CONTINGÊNCIA                    R$                    25.000,00

       SOMA                                                                   R$              14.193.690,00

 

II – CLASSIFICAÇÃO POR FUNÇÃO

01 – LEGISLATIVA                                                     R$                  699.000,00 

04 – ADMINISTRAÇÃO                                             R$               1.802.913,60

06 – SEGURANÇA PÚBLICA                                  R$                     62.000,00

08 – ASSISTÊNCIA SOCIAL                                 R$                    587.000,00

10 – SAÚDE                                                          R$         2.874.629,60

12 – EDUCAÇÃO                                                       R$               3.390.826,80

13 – CULTURA                                                                       R$                    70.000,00 

15 – URBANISMO                                                      R$               1.209.820,00

16 – HABITAÇÃO                                                       R$                    90.000,00

18 – GESTAO AMBIENTAL                                      R$                     30.000,00

20 – AGRICULTURA                                                R$                 790.000,00

22 – INDÚSTRIA                                                        R$                      5.000,00

23 – COMÉRCIO E SERVIÇOS                            R$                   30.000,00

26 – TRANSPORTE                                                   R$              1.975.000,00

27 – DESPORTO E LAZER                                      R$                 170.000,00

28 – ENCARGOS ESPECIAIS                                R$                 382.500,00

99 – RESERVA DE CONTINGÊNCIA                    R$                   25.000,00  

              SOMA                                                             R$             14.193.690,00

 

 

 

 

III – CLASSIFICAÇÃO POR PROGRAMA

0101 – PROCESSO LEGISLATIVO                                               R$    699.000,00 

0201 – ATIVIDADES ADMINISTRAÇÃO SUPERIOR     R$    415.000,00    

0301 – ADMINISTRAÇÃO FINANCEIRA                          R$    782.913,60

0302 – AMORTIZAÇÃO DA DÍVIDA E ENCARGOS       R$    272.500,00

0304 – CONTRIBUIÇÕES                                                    R$    110.000,00

0401 – ADMINISTRAÇÃO E PLANEJAMENTO               R$    605.000,00

0501 – EDUCAÇÃO BÁSICA                                                          R$ 1.850.500,00

0502 – MERENDA ESCOLAR                                            R$    160.500,00    

0503 – DIFUSÃO CULTURAL                                             R$      70.000,00

0504 – ESPORTE E LAZER                                                R$    170.000,00       

0505 – EDUCAR                                                                    R$      40.000,00

0506 – SALÁRIO EDUCAÇÃO                                            R$    155.000,00

0507 – ENSINO INFANTIL                                                   R$ 1.169.826,80       

0508 – EDUCAÇÃO ESPECIAL                                         R$      15.000,00       

0601 – ILUMINA                                                                     R$    294.820,00       

0602 – SERVIÇOS URBANOS                                           R$    915.000,00     

0603 – SEGURANÇA                                                           R$      32.000,00

0604 – OBRAS E TRANSPORTES                                    R$ 1.975.000,00       

0701 – APOIO AO SETOR AGROPECUÁRIO                  R$    790.000,00  

0702 – APOIO A INDÚSTRIA E COMÉRCIO                    R$      10.000,00 

0703 – TURISMO                                                                   R$      25.000,00

0704 – MEIO AMBIENTE                                                      R$      30.000,00       

1001 – GESTÃO DA SAÚDE                                                           R$    323.000,00

1002 – SAÚDE PARA TODOS                                            R$ 2.245.129,60

1003 – ASSISTÊNCIA FARMACÊUTICA                          R$    161.000,00       

1004 – VIGILÂNCIA EM SAÚDE                                         R$    145.500,00

1101 – PROTEÇÃO SOCIAL                                                           R$    395.000,00

1102 – VIVENDO MELHOR NA MELHOR IDADE          R$         8.000,00

1103 – SÓCIO ASSIST. A CRIANÇA E ADOLESC.        R$       19.000,00

1201 – ATENÇÃO A CRIANÇA E ADOLESCENTE       R$    165.000,00

1401 – BEM MORAR                                                             R$      90.000,00

1601 – DEFESA CIVIL                                                          R$       30.000,00

9999 – RESERVA DE CONTINGÊNCIA                           R$      25.000,00   

                              SOMA                                                         R$14.193.690,00

 

IV – CLASSIFICAÇÃO SEGUNDO A NATUREZA

DESPESAS CORRENTES                                                 R$12.698.329,60  

3.1.00.00 – Pessoal e Encargos Sociais                            R$  7.330.829,60   

3.2.00.00 – Juros e Encargos da Dívida                            R$       60.000,00    

3.3.00.00 – Outras Despesas Correntes                            R$  5.307.500,00      

DESPESAS DE CAPITAL                                                   R$  1.470.360,40

4.4.00.00 – Investimentos                                                     R$  1.257.860,40

4.6.00.00 – Amortização da Dívida                                      R$     212.500,00    

9.9.99.99 – Reserva de Contingência                              R$       25.000,00     

SOMA                                                                                       R$14.193.690,00

                 DO ORÇAMENTO DO FUNDO MUNICIPAL DA SAÚDE

 

Art. 3º – O Orçamento do Fundo Municipal da Saúde do Município de Laurentino para o exercício de 2013, fixa a despesa em R$ 2.874.629,60 (dois milhões oitocentos e setenta e quatro mil seiscentos e vinte e nove reais e sessenta centavos).

 

§ – A Receita será realizada mediante Transferências Financeira do Tesouro Municipal, arrecadação de Rendas, Transferências de outras esferas de governo, Outras Receitas Correntes e de Capital na forma da legislação em vigor com o seguinte desdobramento:

 

1. RECEITAS CORRENTES                            R$                     866.500,00

1.1 – Receita Tributária                                      R$                       25.000,00

1.2 – Receita Patrimonial                                               R$                       16.000,00

1.3 – Transferências Correntes                         R$                     825.500,00

2. RECEITA DE CAPITAL                                R$                     100.000,00

2.1 – Transferência de Capital                          R$                     100.000,00

Total das Receitas                                            R$                     966.500,00

             Transferências Financeiras                             R$                   1.908.129,60

TOTAL GERAL                                                   R$                  2.874.629,60

 

§ – A despesa do Fundo Municipal da Saúde será realizada obedecendo a classificação institucional, funcional-programática e natureza, distribuídas da seguinte forma:

 

           I – CLASSIFICAÇÃO POR FUNÇÃO

                 10 – SAÚDE                                                                              R$ 2.874.629,60

 

          II – CLASSIFICAÇÃO SEGUNDO A NATUREZA

                 DESPESAS CORRENTES                                        R$  2.575.629,60

                 DESPESAS DE CAPITAL                                                      R$     299.000,00

                 TOTAL                                                                           R$  2.874.629,60

           

 

DO ORÇAMENTO DO FUNDO MUNICIPAL DA ASSISTÊNCIA SOCIAL

 

Art. 4º – O Orçamento do Fundo Municipal da Assistência Social do Município de Laurentino para o exercício de 2013, fixa a despesa em R$ 422.000,00 (quatrocentos e vinte e dois mil reais).

 

§ – A Receita será realizada mediante Transferências Financeira do Tesouro Municipal, arrecadação de Rendas, Transferências de outras esferas de governo, Outras Receitas Correntes e de Capital na forma da legislação em vigor com o seguinte desdobramento:

 

1. RECEITAS CORRENTES                            R$                       95.000,00

1.1– Transferências Correntes                         R$                       95.000,00

Total das Receitas                                             R$                       95.000,00

             Transferências Financeiras                             R$                     327.000,00

TOTAL GERAL                                                   R$                     422.000,00

 

§ – A despesa do Fundo Municipal da Assistência Social será realizada obedecendo a classificação institucional, funcional-programática e natureza, distribuídas da seguinte forma:

 

           I – CLASSIFICAÇÃO POR FUNÇÃO

                 08 – ASSISTÊNCIA SOCIAL                                                 R$   422.000,00

 

 

          II – CLASSIFICAÇÃO SEGUNDO A NATUREZA

                DESPESAS CORRENTES                                                     R$   400.000,00

                DESPESAS DE CAPITAL                                                       R$     22.000,00

                TOTAL                                                                              R$   422.000,00

 

DO ORÇAMENTO DA CÂMARA MUNICIPAL DE VEREADORES

 

Art. 5º – O orçamento da Câmara de Vereadores do Município de Laurentino para o exercício de 2013, fixa a despesa em R$ 699.000,00 (seiscentos e noventa e nove mil reais).

 

$ 1º – A Receita será realizada mediante Transferências Financeiras do Tesouro Municipal, arrecadação de Rendas, Transferências de outras esferas de governo, Outras Receitas Correntes e de Capital na forma da legislação em vigor com o seguinte desdobramento.

 

Transferências Financeiras                                                 R$  699.000,00

  

$ 2º – A despesa da Câmara de Vereadores será realizada obedecendo a classificação institucional, funcional-programática e natureza, distribuídas da seguinte forma:

 

I – CLASSIFICAÇÃO POR FUNÇÃO

     01 – LEGISLATIVA                                                                   R$   699.000,00

 

II – CLASSIFICAÇÃO SEGUNDO A NATUREZA

      DESPESAS CORRENTES                                          R$   675.000,00

               DESPESAS DE CAPITAL                                                  R$     24.000,00

               TOTAL                                                                               R$   699.000,00

 

Art. 6° – Os recursos da Reserva de Contingência são destinados ao atendimento dos passivos contingentes, intempéries, outros riscos e eventos fiscais imprevistos, superávit orçamentário e para obtenção de resultado primário positivo.

 

§ 1° – A utilização dos recursos da Reserva de Contingência será feita por ato do Chefe do Poder Executivo Municipal.

 

§ 2° – Para efeito desta lei entende-se como “Outros Riscos e Eventos Fiscais Imprevistos”, as despesas diretamente relacionadas ao funcionamento e manutenção dos serviços de competência de cada uma das unidades gestoras não orçados ou orçados a menor.

 

Art. 7º – Nos termos do Art. 7° da Lei Federal n° 4.320/64, fica autorizado a abertura de créditos adicionais suplementares, até o limite de 20% (vinte por cento) da Receita estimada para o orçamento de cada uma das unidades gestoras, utilizando como fontes de recursos:

I – o excesso ou provável excesso de arrecadação, observada a tendência do exercício.

II – a anulação de saldos de dotações orçamentárias desde que não comprometidas.

III – superávit financeiro do exercício anterior.

 

Parágrafo único – Excluem-se desse limite, os créditos adicionais suplementares, decorrentes de leis municipais específicas aprovadas no exercício.

 

Art. 8° – As despesas por conta de dotações vinculadas a convênios, operações de créditos e outras receitas de realização extraordinária só serão executadas ou utilizadas de alguma forma, se estiver assegurado o seu ingresso no fluxo de caixa.

 

Art. 9º – Os recursos vinculados e oriundos de convênios não previstos no orçamento da Receita, ou o seu excesso, poderão ser utilizados como fontes de recursos para abertura de créditos adicionais especiais, suplementares e ou extraordinários de projetos, atividades ou operações especiais, por ato do chefe do poder executivo, suplementando, se necessário.

 

Art. 10 – As receitas de realização extraordinária, oriundas de convênios, operações de crédito e outras, não serão consideradas para efeito de apuração do excesso de arrecadação, apenas para fins de abertura de créditos adicionais suplementares e especiais.

 

Art. 11 – Durante o exercício de 2013 o Executivo Municipal poderá realizar Operações de Crédito para financiamento de programas priorizados nesta lei.

 

Art. 12 – A transposição, o remanejamento ou a transferência de recursos de um grupo de natureza de despesa/modalidade de aplicação para outro, dentro de cada projeto, atividade ou operações especiais, poderá ser feita por ato do poder executivo.

 

Art. 13 – Comprovado o interesse público municipal e mediante convênio, acordo ou ajuste, o Executivo Municipal poderá assumir custeio de competência de outros entes da Federação.  

 

Art. 14 – Os valores constantes do orçamento geral do município estabelecimento a preços do mês de Junho de 2012 poderão ser corrigidos, antes do início da execução orçamentária pelo INPC/IBGE ou no caso de sua indisponibilidade de outro indicador de atualização monetária aplicada no período de setembro a novembro com previsão do respectivo índice para dezembro de 2012.

 

Parágrafo Único: Durante a execução orçamentária, fica o poder executivo autorizado a utilizar o INPC/IBGE para a atualização monetária do Orçamento.

 

Art. 15 – A presente Lei vigorará durante o exercício de 2013, a partir de 1° de janeiro, revogadas as disposições em contrário.

 

Laurentino/SC, 13 de dezembro de 2012.

 

 

 

 

VALDEMIRO AVI

Prefeito