É CONSIDERADO FASE DE EMERGÊNCIA E RESPOSTA, QUANDO O NÍVEL DO LEITO DO RIO ULTRAPASSA OS 7 METROS. NESTA FASE ALGUMAS AREAS COMEÇAM A ALAGAR, DIFICULTANDO A MOBILIDADE EM ALGUMAS RUAS.
NESTA FASE, DE ACORDO COM O PALNO DE DEFESA DE ENCHENTE, CADA DEPARTAMENTO DEVE:
FASE DE EMERGÊNCIA E RESPOSTA:
PREFEITO MUNICIPAL.
- Manter-se informado sobre a situação e sua possível evolução;
- Declarar, conforme a intensidade do evento, “Situação de Emergência” ou “Estado de Calamidade Pública”, sob orientação do COMDEC;
- Solicitar apoio aos governos estadual e/ou federal;
- Acompanhar todas as atividades desenvolvidas pela Defesa Civil.
. COORDENADORIA DE DEFESA CIVIL.
- Manter o prefeito informado da situação, orientando a decretar “Situação de Emergência” ou “Estado de Calamidade Pública”, conforme a intensidade do desastre;
- Preencher a Notificação Preliminar de Desastres – NOPRED e enviar a Defesa Civil Estadual ou Federal juntamente com o Decreto de situação anormal, dentro do prazo determinado;
- Coordenar e auxiliar todos os trabalhos da Defesa Civil;
- Manter contato permanente com os Agentes de Previsões e de Barragens sobre níveis, previsões e condições meteorológicas;
- Solicitar donativos a Defesa Civil Estadual;
- Manter dados atualizados de todas as ações assistenciais desenvolvidas, números de desabrigados, desalojados, afetados, e outros dados para fornecer à imprensa;
EQUIPE DE COORDENAÇÃO DOS ABRIGOS.
COORDENADOR (Para cada Abrigo)
- Priorizar a ordem dos trabalhos e a segurança das instalações, contando com o apoio da Polícia Militar e Civil;
- Comandar os serviços de apoio e salvamento dos desabrigados, na sua abrangência;
- Usar ao máximo os recursos em pessoal, equipamentos e materiais existentes na comunidade;
- Decidir quaisquer imprevistos ou dúvidas, consultando o COMDEC;
- Emitir, ao COMDEC, no final de cada dia, relatório das atividades desenvolvidas, constando:
- Efetivo de apoio existente no Abrigo,
- Número e relação de desabrigados que foram atendidos e os que ainda permanecem ocupando o Abrigo,
- Quantidade e espécie de mantimentos armazenados e a necessidade de reposição,
- Os salvamentos realizados;
- As ocorrências em atendimento de saúde.
POLÍCIA MILITAR.
- Distribuir o efetivo e os equipamentos, conforme seu planejamento, nas áreas atingidas, visando à preservação da ordem pública, da segurança das pessoas e do patrimônio;
- Neutralizar qualquer indício de agitação da ordem pública quando à realização de trabalhos da Defesa Civil;
- Acompanhar e auxiliar o Prefeito e o Coordenador da Defesa Civil nas ações e medidas tomadas fora do seu posto de atendimento em que oferece risco a sua segurança;
- Coordenar o tráfego nas ruas do município, principalmente aquelas de acesso aos Abrigos, priorizando o livre trânsito das viaturas que estarão à disposição da Defesa Civil;
- Controlar o trânsito, visando à orientação em evitar deslocamentos desnecessários que venham causar congestionamentos;
- Disponibilizar viaturas e efetivos para apoio ao COMDEC, em socorro aos atingidos;
- Proibir a travessia de barcos motorizados, canoas e bateras de uma margem do rio para outra, permitindo apenas os com identificação a serviço da Defesa Civil.
POLÍCIA CIVIL.
- Neutralizar qualquer indício de ilícitos, visando à preservação de ordem pública;
- Efetuar levantamentos de locais de delitos (homicídios, roubos, furtos, mortes violentas, etc.).
- Acompanhar e auxiliar o Prefeito e o Coordenador da Defesa Civil nas ações e medidas tomadas fora do seu posto de atendimento em que oferece risco a sua segurança.
CENTRAIS ELÉTRICAS DE SANTA CATARINA -CELESC.
- Distribuir suas equipes de manutenção em pontos estratégicos
(conforme seu planejamento), com a finalidade de assegurar ao máximo o fornecimento de energia elétrica;
- Comandar o desligamento das redes elétricas, conforme o nível das águas, informando o COMDEC.
COMPANHIA CATARINENSE DE ÁGUAS E SANEAMENTO – CASAN.
- Garantir ao máximo o abastecimento de água à população, divulgando medidas quanto ao racionamento e esclarecimentos quanto à purificação da água.
CÂMARA DE VEREADORES.
- Manter-se informado sobre a situação e sua possível evolução.
SECRETARIA MUNICIPAL DA PROMOÇÃO SOCIAL, E HABITAÇÃO
- Manter plantão permanente nos abrigos de atendimento aos desabrigados e desalojados;
- Manter contato com os coordenadores dos abrigos verificando a necessidade de reposição de mantimentos aos desabrigados;
- Relacionar produtos que faltam para atendimento aos atingidos, e encaminha-los a Secretária de Administração e Finanças para que seja providenciando a compra com o máximo de urgência.
SECRETARIA MUNICIPAL DE OBRAS, TRANSPORTES E SERVIÇOS URBANOS.
- Distribuir seu efetivo e os equipamentos, dentro das necessidades operacionais conforme seu planejamento;
- Destinar, caminhões e pessoal para a retirada de móveis e utensílios das residências e prédios públicos, controlado pelo COMDEC priorizando as primeiras áreas a serem atingidas;
- Manter em condições de tráfego as vias de acesso a apoio aos atingidos, e vias alternativas para melhor desenvolver as atividades da Defesa Civil;
- Manter o controle e a distribuição de combustíveis.
SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE, E BEM ESTAR SOCIAL.
- Manter plantão permanente nos abrigos de atendimento à saúde;
- Encaminhar pacientes com doenças ou ferimentos graves a hospitais mais próximos.
SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO, CULTURA E ESPORTES.
- Manter a disposição da Defesa Civil seus funcionários e veículos.
SECRETARIA MUNICIPAL DE ADMINISTRAÇÃO E FINANÇAS PÚBLICAS.
- Manter-se informado sobre a situação e sua possível evolução;
- Efetuar as compras dos mantimentos que faltam para atendimento aos atingidos solicitados pela Secretaria de Promoção Social;
- Cadastrar os funcionários da administração municipal que foram diretamente atingidos.
SECRETARIA MUNICIPAL DA AGRICULTURA, COMÉRCIO E TURISMO.
- Manter-se informado sobre a situação e sua possível evolução;
Manter plantão permanente dentro das necessidades operacionais conforme seu planejamento.