A Coordenadoria Municipal de Proteção e Defesa Civil COMPDEC – órgão integrante do Sistema Nacional de Proteção e Defesa Civil – SINPDEC – é responsável pela articulação, coordenação e execução em nível municipal, das ações para atuar em Situação de Emergência ou Estado de Calamidade Pública. Vinculada ao Gabinete do Prefeito, à Defesa Civil compete ainda Coordenar os meios para Prevenção e Preparação para Desastres, Atendimento e Socorro às vitimas das calamidades, restabelecimento de serviços essenciais e recuperação dos danos decorrentes de desastres.
Em Laurentino foi criada a COMPDEC através da Lei nº 1206 de 21 de maio de 2013, que revoga a lei anterior nº 1161 de 20 de dezembro de 2011.
A nomeação da Coordenadoria Municipal de Proteção e Defesa Civil de Laurentino se encontra no decreto nº 1124 de 30 de junho de 2017. Composta pelo coordenador, Conselho Municipal da COMPDEC, a Secretaria da COMPDEC, Setores técnicos e Setor Operativo.